SIGA-NOS
Formulário de Contato

Notícias e Novidades

Nutrição e Estética

Combinar tratamentos estéticos com alimentação adequada resulta em alcançar o objetivo com mais facilidade e eficácia do tratamento.

Devemos pensar que a beleza de pele, cabelos e até mesmo de unhas, vem de como nutrimos o organismo. Se fornecermos a ele nutrientes para seu funcionamento (vitaminas, minerais, aminoácidos, fibras, água, antioxidantes) isso o tornará saudável e refletirá na aparência.  Caso o consumo habitual seja de gorduras, açúcar e baixa ingestão de nutrientes citados acima, também será refletido na aparência, porém de forma negativa.

Para formar colágeno, por exemplo, responsável pela matriz estrutural da nossa pele, precisamos de aminoácidos, vitaminas e minerais. Baixa formação de colágeno leva a flacidez e celulite, além de deficiência na formação de cartilagem, prejudicando articulações. A celulite é agravada por intestino irregular, aumento de gordura corporal e sistema de destoxificação natural deficiente piorando o acúmulo de toxinas, o que pode ser melhorado com alimentação adequada para o caso.

Em relação ao envelhecimento celular é importante o consumo de antioxidantes, responsáveis por combater os radicais livres. Existem diversos antioxidantes, mas exemplo deles são as vitaminas C e E. A vitamina C é encontrada principalmente em frutas e hortaliças. Já a vitamina E é mais facilmente encontrada em alimentos gordurosos como abacate, azeites e oleaginosas (amêndoa, nozes, castanha do Brasil, etc.). É importante ressaltar que a vitamina C é facilmente perdida. Portanto, seu consumo deve ser imediato à preparação do alimento (corte da fruta e vegetais ou sucos).

Além de diminuir o processo de envelhecimento, os antioxidantes atuam na prevenção e tratamento de celulite e também na prevenção de doenças.

Outros exemplos de alimentos fontes de antioxidantes:
- Chá verde, uva, sardinha, castanhas, cacau puro/chocolate amargo, açaí, verduras escuras (clorofila), cúrcuma, sementes e romã. 

Deve-se dar atenção a forma de consumo desses alimentos, como por exemplo, o cacau em pó e o açaí. Comumente, esses alimentos vêm acompanhados de açúcares, o que pode causar um resultado contrário do esperado.

Quanto ao consumo alimentar inadequado, um exemplo da relação com a estética é o consumo excessivo de açúcar. Este alimento aumenta a oxidação celular e a produção de radicais livres, sendo assim potencializando o processo de envelhecimento. Entenda como açúcar os próprios doces, refrigerantes, sucos artificias e carboidratos refinados (não integrais), como os pães brancos, massas, biscoitos, arroz, etc. 

Cada alimento ou nutriente citado acima deve fazer parte de um planejamento. Deve ser adaptado para cada um respeitando sua individualidade e particularidades (rotina e questões de saúde). O excesso de algum nutriente pode ser prejudicial. Sendo assim, procure um profissional habilitado para montar um planejamento alimentar ideal a você. 
 
Por Juliana Bastos Sabio
Nutricionista, Clínica Funcional – CRN: 28875 « Voltar